WANDER PIROLI: INVENTOR DO QUE EXISTE
A exposição é uma mostra bibliográfica e afetiva da obra do escritor que fez de sua vivência no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, matéria literária, trazendo para sua escrita a vida de operários, marginais, bêbados e vagabundos, além de um universo singular da e sobre a infância.
O projeto expográfico buscou espacializar o universo narrativo de Wander Piroli – sintetizado pela curadoria em três facetas do autor: escritor, jornalista e pescador – construindo uma atmosfera na qual as pessoas que não o conheciam pudessem adentrar, mergulhar e conhecer o seu trabalho e sua vida. Utilizando cores fortes a partir da releitura das edições mais recentes das obras de Piroli, o projeto buscou apresentar soluções gráficas e tridimensionais aos acervos do autor, como as páginas de um de seus livros apresentadas abertamente em forma de sanfona, uma linha do tempo de suas publicações, um conjunto de placas com epígrafes de seus livros, além de adesivos com personagens de suas obras.
ESPAÇO
Projeto de expografia, de identidade visual e de sinalização para a exposição Wander Piroli: inventor do que existe, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Agosto 2022
Belo Horizonte (MG)
Créditos: Bruna Brandão (fotos)