ESCOLA PORTÁTIL



Escola Portátil foi uma série de processos experimentais de pedagogia espacial e urbana realizados pelo coletivo Micrópolis em conjunto com alunos da Escola Estadual Maria Josefina Salles Wardi, no bairro Jardim Canadá, como pesquisa-projeto de residência no JA.CA — Centro de Arte e Tecnologia. Durante dois meses, foram testados procedimentos não-acadêmicos e colaborativos de conhecimento sobre o meio urbano, seja no entorno imediato da escola, na cidade de Nova Lima, ou na vizinha Belo Horizonte. Ao longo do projeto, uma Kombi amarela cedida pelo JA.CA foi utilizada como dispositivo móvel e base articuladora das ações.
        Sob o formato de pesquisa-projeto, o trabalho não se conclui como um produto único, mas serve como plataforma para testar uma série de ferramentas no campo da pedagogia espacial e urbana. Foram experimentados diferentes métodos de estudo, das caminhadas na cidade à fotografia e à cartografia, e o intercâmbio constante com os alunos permitiu formular um programa de investigação mais adequado aos seus interesses e que possa servir como ponto de partida para outras propostas pedagógicas.


ESPAÇO, EDUCAÇÃO

Conjunto de processos pedagógicos realizados com alunos da Escola Estadual Maria Josefina Salles Wardi, como projeto de residência no JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia.

Abril 2015

Nova Lima (MG)

Colaboração: JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia






 sobre     clipping     facebook    instagram