POR QUE A RUA DÁ MEDO?



Por que a rua dá medo? foi a participação do Micrópolis no Urbe Urge, uma parceria entre PISEAGRAMA e o BDMG cultural. O projeto consistiu em um seminário e em um conjunto de cartilhas sobre uma série de problemáticas urbanas, buscando estabelecer mais um trajeto desimpedido de diálogo com a cidade e seus habitantes.
       A participação do Micrópolis se deu no momento da produção das cartilhas: fomos responsáveis pela pesquisa e elaboração do material sobre segurança pública. Através de encontros e entrevistas com ativistas, estudiosos, agentes públicos desta área e pessoas afetadas pelas políticas de segurança estatais, produzimos uma publicação, de caráter pedagógico, que destrincha e ilustra as dinâmicas de produção da insegurança, os componentes urbanos do combate à violência, as políticas estatais de segurança e suas insuficiências, os grupos especialmente tocados pelo problema da violência e suas formas de resistência.
       Os 1000 exemplares da cartilha serão distribuídos entre escolas, centros culturais e organizações de defesa dos grupos afetados pelos temas abordados, de forma a dar publicidade aos aspectos invisibilizados do debate da segurança, aos direitos das vítimas de violência, e às formas de resistência já colocadas em curso.
       Outras 6 cartilhas foram elaboradas por: Brotos Oficina Botânica e Ana Flávia Costa (Agroecologia), Às Margens (Água), Patrícia Cioffi, Patrícia Nardini e Sarah Mattos (Espaço Público), Tarifa Zero BH (Mobilidade), Carolina Boaventura, Débora Moura e Tarcísio Cunha (Moradia), e No Prumo (Lixo).

       Clique aqui para fazer download da cartilha.


EDUCAÇÃO, DESIGN

Cartilha sobre segurança pública realizada para o projeto Urbe Urge, proposto pela PISEAGRAMA e o BDMG Cultural.

Junho 2016

Belo Horizonte (MG)






 sobre     clipping     facebook    instagram