PARKLET LÁ DA FAVELINHA



Projeto para parklet desenvolvido em colaboração com o Centro Cultural Lá da Favelinha (Aglomerado da Serra, Belo Horizonte), Fernando Maculan e Projeto Gentileza (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte).
    A premissa básica para o projeto foi o reaproveitamento de materiais armazenados nos depósitos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O processo foi iniciado com uma visita aos galpões para a avaliação e seleção do que estava disponível e poderia ser reaproveitado. A escolha dos componentes a serem utilizados considerou a criação de um sistema modular cujas peças-base sejam combinadas de formas variáveis, permitindo a conformação do espaço desejado. Dessa forma, foram escolhidas as estruturas de carteiras (mesas de estudo que terão seus pés serrados) e antigas prateleiras de estantes de bibliotecas.
       Com as peças-base definidas, organizamos uma oficina no Centro Cultural Lá da Favelinha para o desenvolvimento do projeto com a comunidade. Na primeira parte da oficina, compartilhamos com os participantes o potencial de uso público de um mobiliário como o parklet. A partir daí, os participantes elencaram todos os uso possíveis e desejáveis para este espaço no contexto do Aglomerado da Serra, de modo a atender não só às expectativas dos frequentadores do centro cultural que abrigava a oficina, mas também às demandas de moradores e visitantes da região. Organizados em grupos, os participantes puderam expressar suas ideias por meio de colagens, apresentadas a todos ao final da dinâmica. Na segunda etapa, foram apresentados os dois elementos construtivos escolhidos nos depósitos da prefeitura. Através do uso de peças de LEGO na mesma proporção desses elementos, os participantes foram desafiados a representar em maquetes as propostas arquitetônicas. Ao final, todas as maquetes foram apresentadas e discutidas com todos os participantes.
    O projeto arquitetônico final resultou das diversas contribuições geradas pela oficina, que apontaram o desejo por espaços públicos mais verdes e acolhedores. O processo construtivo envolve uma plataforma rígida sobre a qual serão montados e soldados os módulos das carteiras e prateleiras, gerando em diversos níveis superfícies para usos diversos e nichos para a acomodação das plantas do jardim.


ESPAÇO, EDUCAÇÃO

Projeto para parklet desenvolvido em colaboração com o Centro Cultural Lá da Favelinha (Aglomerado da Serra, Belo Horizonte), Fernando Maculan e Projeto Gentileza (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte).

Agosto 2018

Belo Horizonte (MG)







 sobre     clipping     facebook    instagram   PT | ENG