MUSEU: MODOS DE USAR
Como você imagina o espaço de um museu? Museu: Modos de usar foi um projeto comissionado pelo Instituto Inhotim no contexto das Ocupações Temporárias realizadas no museu.
A definição básica nos diz que o museu é uma instituição que adquire, coleciona, pesquisa e preserva obras de arte (ou objetos de importância científica, histórica ou cultural), exibindo em seu espaço o resultado desse trabalho por meio de exposições abertas ao público.
Mas e se as obras tomam sol, chuva, vento e estão distribuídas em meio à vegetação e aos animais de um parque? E se ali pessoas também caminham, tomam sol, nadam, descansam, namoram ou tiram um cochilo? Isso ainda pode ser um museu? É um parque? Um jardim botânico? Um museu tropicalizado? Ou tudo ao mesmo tempo?
Como é possível que todos esses espaços e seus usos diversos convivam ao mesmo tempo?
Para ajudar a responder essas perguntas, reunimos neste inventário alguns dos muitos modos de usar o museu para além do esperado, abrindo possibilidades para imaginar e reinventar o espaço do Inhotim. As ações registradas aqui não pretendem servir como uma norma de conduta, mas sim mostrar como o espaço múltiplo do museu permite uma diversidade de atividades pelos visitantes.
No fim do caderno, deixamos uma folha em branco para que os visitantes colaborassem com novos registros, ideias e propostas de uso para o museu. Não existe resposta certa para as perguntas e muito menos pressa para respondê-las: a pesquisa só está começando.
Para visualizar o caderno, clique aqui.
ESPAÇO, DESIGN
Projeto comissionado pelo Instituto Inhotim no contexto das Ocupações Temporárias realizadas no museu.
Outubro 2017
Brumadinho (MG)