INSTANTE INVISÍVEL
Projeto expográfico e identidade visual para a exposição Instante Invisível, do fotógrafo Eugênio Sávio, realizada no Centro Cultural do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Os projetos gráfico e expográfico se baseiam na dualidade entre o dinâmico e o estático, tensão constantemente presente na obra de Eugênio Sávio — desde os atletas e as torcidas até as bolas e as bandeiras, além do deslocamento geográfico do fotógrafo em busca de registrar grandes eventos esportivos.
Materializando tal ideia de movimento, o projeto utiliza o elemento bandeira como ponto de partida para criação de diversos dispositivos expográficos, servindo como base para textos, sinalização e suporte para uma sequência de fotografias que simula o movimento da bola em direção ao gol.
Para a logo da exposição, foi escolhida uma fonte geométrica sem serifa, aplicada em caixa alta e com um peso que causa maior impacto à leitura. Com base em listras verticais, criamos um grid que se sobrepõe à tipografia, gerando uma segmentação do texto. Seu espaçamento foi ordenado de forma a provocar a ideia de movimento e, assim, criar um jogo de figura e fundo, visibilidade e invisibilidade.
ESPAÇO, DESIGN
Projeto expográfico e identidade visual para a exposição Instante Invisível, do fotógrafo Eugênio Sávio, no Centro Cultural Minas Tênis Clube.
Julho 2021
Belo Horizonte (MG)
Colaboração: João Castilho e Pedro David (curadoria), Futura (execução das bandeiras)
Créditos: Eugênio Sávio (fotos)