ENCICLOPÉDIA PRÁTICA DO MORAR



Enciclopédia Prática do Morar consiste em um conjunto de investigações, ocupações, uma exposição processual e um protótipo de publicação, que foram realizados no centro cultural Vila Itororó Canteiro Aberto, em São Paulo, no contexto de residência artística Goethe na Vila, financiada pelo Goethe-Institut Brasil.
       Esta pesquisa-publicação analisa, de maneira ampliada e propositiva, os modos de morar e as práticas de vizinhança que constituíram o cotidiano da Vila Itororó e como essas histórias podem fomentar a constituição do centro cultural.
       Durante um mês, adotamos a Casa 8 do complexo da Vila Itororó como um laboratório de pesquisa aberto ao público, onde foram acumuladas as narrativas resultantes das pesquisas realizadas com ex-moradores, vizinhos e atuais frequentadores do espaço.
       A fim de registrar a pesquisa, está sendo elaborada uma enciclopédia prática que reúne este conjunto de atividades cotidianas envolvidas pelo ato de morar, buscando não apenas descrevê-las e ilustrá-las, mas também, e sobretudo, recuperar sua potência como cultura e como ferramenta para a reinvenção da noção do morar nos dias de hoje.
       Para a produção da enciclopédia, coorganizamos com os ex-moradores uma série de ações inspiradas nas atividades coletivas que aconteciam antigamente na Vila. Para além de uma retomada nostálgica da história do lugar, essas ações (almoço coletivo, dia de clube e sala pública de TV) buscaram experimentar possibilidades para o futuro do espaço como centro cultural.


ESPAÇO, EDUCAÇÃO, DESIGN

Conjunto de investigações e ações que deram origem a uma publicação, resultado da residência artística Goethe na Vila realizada na Vila Itororó Canteiro Aberto.

Maio 2017

São Paulo (SP)







 sobre     clipping     facebook    instagram