DE PERTO E DE DENTRO



De perto e de dentro é uma oficina que tem como objetivo analisar as dinâmicas de vizinhança e potencialidades de um determinado território por meio de mapeamentos coletivos realizados pelos participantes. Durante o processo são abordados métodos de pesquisa que combinam entrevistas, observação participante, fotografia, vídeo, cartografia, ilustração e colagens.
       Na primeira edição, realizada na Escola de Arquitetura da UFMG, alunos de diversos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Belo Horizonte investigaram o entorno da Escola de Arquitetura da UFMG. Na segunda e na terceira edição, alunos do primeiro período do curso diurno e noturno de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas investigaram os bairros Centro e Floresta, em Belo Horizonte.
       A quarta edição da oficina De perto de de dentro foi realizada no Instituto de Arquitetos do Brasil no início de 2019 em São Paulo. Essa edição da oficina reuniu um grupo muito diverso de participantes, o que nos deu a oportunidade de trabalhar não só com arquitetos e designers, mas também com terapeutas ocupacionais, geógrafos e comunicadores sociais, e os temas de pesquisa acabaram refletindo essa diversidade.
       Os mapeamentos resultantes, que investigaram a vizinhança da sede do IABsp, foram: Guia político da voz gráfica das ruas (mapeamento da diversidade de linguagens e motivações políticas da arte urbana no centro de São Paulo), Permeabilidade das fachadas (um estudo dos níveis de permeabilidade entre o espaço privado e o público na região), Quem como aqui? (mapeamento do preço do Prato Feito no entorno), Avanço hipster no lado de cá do Minhocão (mapeamento do avanço de estabelecimentos hipsters em Santa Cecília), Guia do prazer acessível (mapeamento da acessibilidade atitudinal dos motéis do centro de São Paulo) e Uma cidade transformada em sons e palavras (mapeamento da vida cotidiana através de sons e palavras capturados na rua).
   
    Para visualizar os resultados das oficinas, clique aqui.
       


ESPAÇO, EDUCAÇÃO, DESIGN

Série de oficinas de investigação urbana e produção de material gráfico e pedagógico, realizadas na Escola de Arquitetura da UFMG, na Escola de Arquitetura da PUC Minas, e no Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo.

2017 e 2019

Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP)




 sobre     clipping     facebook    instagram