EDUCATIVO BDMG CULTURAL



Entre 2019 e 2021, o Micrópolis propôs ciclos de experimentações e atividades que compuseram o programa educativo do BDMG Cultural.
      A primeira fase do projeto consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa realizada com toda a equipe do BDMG Cultural para que fossem detectadas as demandas, expectativas e entendimentos da equipe em relação ao programa educativo do centro cultural.
       Como desdobramento dessa fase, o Micrópolis desenvolveu o projeto de uma família de mobiliários com o objetivo de ativar espaços ociosos do centro cultural com atividades educativas — deixando possibilidade, também, para a ocupação espontânea do público.
        Em um segundo momento, tomamos como ponto de partida a necessidade de articular as atividades anuais previstas, bem como o desejo comum de abrir o BDMG Cultural para a cidade e trazer conhecimentos e tecnologias da vida cotidiana para seu interior, e chegamos aos temas Vizinhanças e Fabulações como conceitos centrais a serem abordados. Ao articular essas temáticas com as questões, projetos, discussões e pessoas envolvidas na programação do BDMG Cultural, buscamos estabelecer gestos de aproximação, lugares de compartilhamento e possibilidades de coexistência por meio do programa educativo.
        Propusemos então uma série de ciclos bimestrais de ações educativas (episódios de podcasts, oficinas, masterclasses e textos críticos), que giraram em torno de subtemas comuns às atividades de cada bimestre.

Clique aqui para acessar os episódios do podcast É cultura?    

ESPAÇO, EDUCAÇÃO

Programa educativo comissionado pelo BDMG Cultural, em Belo Horizonte.

2019-2021

Belo Horizonte (MG)

Colaboração: Aline Franceschini

Créditos: Paulo Proença (fotos)










 sobre     clipping     facebook    instagram   PT | ENG