50 ANOS EM 5 ATOS
A exposição Palácio das Artes: 50 em anos em 5 atos comemora os 50 anos do Palácio das Artes - Fundação Clóvis Salgado, o maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais.
Para contar essa história, a exposição foi organizada em cinco atos distribuídos em cinco espaços contíguos na Grande Galeria da instituição. Esses espaços foram constituídos por meio de longas cortinas que criavam ambientes específicos para cada um dos atos e também garantiam fluidez e permeabilidade ao fluxo dos visitantes.
O primeiro ato, localizado logo à entrada da galeria, operava como uma espaço de descompressão em relação ao intenso fluxo de pedestres e automóveis da Avenida Afonso Pena, onde o centro cultural está localizado em Belo Horizonte. Ao atravessar a cortina, sensores de movimentos reconheciam a presença do visitante, que era então marcada por sistemas de sonorização e iluminação que traziam a experiência de se entrar em um palco.
No segundo ato, imagens eram transmitidas em telas translúcidas de 2,5m de altura apresentando um panorama das cinco décadas de histórias do centro cultural. Em seguida, no terceiro ato, o visitante encontrava uma sala imersiva onde projeções em video mapping em 360º o transportavam para os espetáculos “Entre o Céu e as Serras”, “Nabucco”, “Pipiripau”, “Madame Butterfly”, “A Viúva Alegre”, produzidos pela Fundação Clóvis Salgado e um filme original gravado no Palácio das Artes com participação dos corpos artísticos.
No quarto ato, depoimentos em áudio de artistas, funcionários e visitantes compartilhavam com o público pequenas anedotas sobre o cotidiano do centro cultural. No quinto ato, por sua vez, o público conhece de perto alguns figurinos de óperas e produções icônicas da Fundação Clóvis Salgado, por meio de uma instalação composta por objetos cênicos suspensos e uma iluminação dinâmica que cria um intrincado jogo de luz e sombra.
ESPAÇO
Projeto expográfico para a exposição 50 Anos em 5 Atos, com curadoria da MIR Estúdio, no Palácio das Artes.
Agosto 2021
Belo Horizonte (MG)
Colaboração: MIR Estúdio (curadoria), Marcio de Castro (instalação)
Créditos: Bruna Brandão (fotos)