TRAMA: PROCESSOS EDUCATIVOS NA PAMPULHA
Projeto de expografia, de identidade visual e de sinalização para a exposição Trama: processos educativos na Pampulha, realizada no Museu Casa Kubitschek, em Belo Horizonte.
Reunindo acervos de diversos projetos, a exposição coloca em diálogo a casa modernista com bordados e objetos de design inspirados no território Pampulha, onde o museu se localiza.
Para a expografia, foram utilizados suportes simples para objetos maiores e dispositivos metálicos finos para exposição dos bordados, em forma instalativa, a fim de trazer leveza ao ambiente e maior destaque para as obras.
Assim como a expografia, o projeto de identidade visual prezou pela simplicidade e leveza, levando em conta a diversidade dos acervos de modo a uni-los em uma linguagem única, respeitando, entretanto, a singularidade de cada núcleo. Como ponto de partida, a técnica do bordado foi utilizada, mas, para além de apenas reproduzir a materialidade do bordado, procurou-se criar uma composição que levasse em conta aspectos do design digital. Além disso, apostou-se no uso de cores quentes e terrosas, que remetem à prática manual relacionada ao acervo exposto na exposição.
ESPAÇO
Projeto expográfico para a exposição Trama: processos educativos na Pampulha, no Museu Casa Kubitschek.
Junho 2022
Belo Horizonte (MG)
Créditos: Bruna Brandão (fotos)